O principal objetivo do Seguro Contra Riscos Cibernéticos é mitigar os gastos posteriores a um ataque sofrido, facilitando uma reação rápida e eficiente. Esse seguro pode ser usado, por exemplo, para cobrir gastos com investigação criminal a respeito do ataque virtual sofrido.
Uma ação rápida faz toda diferença, pois, no caso de um roubo de dados, por exemplo, a empresa pode perder detalhes estratégicos, segredos industriais, além de modelos de negócio ou produto. Ainda podem ocorrer falhas que inviabilizem serviços e máquinas, gerando atrasos, erros, defeitos e toda uma sorte de danos que pode levar uma empresa à falência.
Esse tipo de seguro também pode ser usado para facilitar a contratação de técnicos e equipes de gerenciamento de crise. Ainda pode cobrir indenizações a terceiros que tenham sido afetados, evitando que a empresa tenha que usar seu próprio capital – e assim corra o risco de eventualmente “quebrar” com os gastos inesperados.
O custo do seguro pode variar conforme o tamanho da empresa, como ela lida com questões de segurança virtual e volume de dados sensíveis, entre outros aspectos. E o melhor de tudo é que existem várias coberturas que podem ser contratadas a fim de diminuir os transtornos no caso de um ataque virtual.
Por que devo contratar um Seguro Contra Riscos Cibernéticos?
Você tem uma empresa que utiliza serviços digitais, acessa internet, possui dados de terceiros sob sua responsabilidade, utiliza aplicativos e programas para gerenciar rotinas, pagamentos, estoques e maquinário? Então, naturalmente, também está exposto a todo momento aos riscos de ataques cibernéticos.