Você já deve ter ouvido a expressão “Proteção Veicular não é Seguro”. Ela é verdadeira e vamos explicar por que.

Uma das principais diferenças está na responsabilidade. Quando se contrata um seguro auto de uma seguradora, é ela que assume o risco e paga a indenização caso aconteça um sinistro. Já a “garantia” da proteção veicular é de acordo com o contrato assinado pelo associado, no qual se assume a responsabilidade de rateio no caso de um eventual acidente.

Outra característica que difere as duas contratações está na regulamentação e fiscalização. O seguro auto, como qualquer outra modalidade de seguro, segue as regras e normas estabelecidas pelo CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e pela SUSEP (Superintendência Nacional de Seguros Privados), que protegem os segurados e dão garantias legais.

Já as APV´s (Associações de Proteção Veicular) não têm regulamentação nem órgão fiscalizador. As únicas instituições que podem atestar a legalidade dessas operações são a OCB (Organização de Cooperativas Brasileiras) e o Código Civil. Isso pode ser um problema se for necessário ajuda jurídica caso a cooperativa não pague determinada indenização. Além disso, o índice de soluções nesse sentido é bem pequeno, pelo contrário, só aumenta a cada ano.

Outro fator a se levar em consideração são as coberturas, cláusulas e assistências. Na contratação de um Seguro Auto, além da possibilidade de coberturas bem mais altas, o cliente conta com uma vasta lista de serviços adicionais, como carro reserva, guincho sem limite de quilometragem, até mesmo serviços de assistência residencial (dependendo da seguradora escolhida). A proteção veicular dificilmente disponibilizará esses adicionais, o que podem fazer falta no dia a dia.

O custo do Seguro Auto embora seja maior, o nível de fiscalização e regulação dá a segurança que o cliente precisa. Existe por exemplo, prazo para indenização em caso de sinistro, o que não ocorre com as APV´s – por não terem órgão fiscalizador nem regulador, não tem nenhuma obrigação de prazo para pagar as indenizações.

É importante lembrar-se disso na hora de escolher o tipo de contratação. Principalmente em relação às responsabilidades em relação a terceiros. Ficou na dúvida? Conte com a AFV Seguros para te ajudar a encontrar o melhor para você!