Uma das principais dúvidas de quem trabalha e precisa contratar seguros de responsabilidade. A primeira coisa que precisamos é entender as siglas. O termo D&O vem da expressão em inglês “Directors and Officers”, o que pode ser traduzido como RC Administradores. Esse seguro protege não só os sócios de uma empresa, mas também conselheiros e gestores em caso de danos causados a terceiros por atos falhos praticados na gestão do negócio.

A apólice de D&O é contratada pela empresa, que é o tomador, em favor dos gestores, administradores e conselheiros. O segurado dessa apólice não é a empresa: o principal motivo é proteger o patrimônio dos tomadores de decisão, sendo um benefício aos executivos. Em caso de processos judiciais contra os gestores, a empresa recebe a indenização.

E quanto ao E&O? Essa sigla também vem do inglês: “Erros and Omissions”, traduzido literalmente como Erros e Omissões e é chamado no Brasil por Responsabilidade Civil Profissional, ou RCP. A finalidade é proteger o segurado em caso de danos causados por negligência ou falhas no exercício da profissão.

O seguro E&O pode ser contratado tanto por pessoa física – prestadores de serviço, autônomos e profissionais liberais – bem como pessoa jurídica, por exemplo, empresas de engenharia, escritórios de advocacia ou contabilidade, hospitais, etc. São mais de 50 profissões e atividades que podem (e devem) fazer uma apólice de RCP.

Basicamente a diferença é: o seguro E&O serve para reclamações por falhas profissionais e a apólice de D&O ampara atos falhos na tomada de decisão para gestão de negócios parecer simples, porém na prática é bem diferente.

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