A maioria das pessoas exerce sua profissão com todo o afinco para realizar um trabalho de qualidade e que seja reconhecido por sua excelência. Contudo, todos estão sujeitos a, eventualmente, cometerem falhas sem qualquer intenção, que podem acabar causando danos a terceiros. É para proteger o trabalhador nestes casos que existe o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

O Seguro de RC Profissional, também conhecido como E&O no caso de profissionais liberais, autônomos, micro e pequenas empresas, é uma proteção para empreendedores e profissionais, como médicos, contadores, advogados, administradores e prestadores de serviço, que cobre danos causados de forma involuntária a terceiros no exercício da profissão.

Outra modalidade do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é o que protege executivos de empresas. Conhecida também como D&O (do termo em inglês Directors and Officers Liability Insurance — que em português seria algo como Seguro de Responsabilidade Civil para Diretores e Executivos), ela tem como objetivo evitar que diretores e administradores sejam responsabilizados individualmente por eventuais danos que suas decisões possam causar.

Por precisarem tomar grandes decisões, eventuais problemas que sejam decorrentes de uma atitude tomada podem, por exemplo, serem lesivas aos acionistas da empresa. Além disso, o executivo pode ser responsabilizado por questões fiscais e tributárias ou mesmo pelo descumprimento de normas determinadas pelos regulamentadores do mercado.  Existe ainda a possibilidade de o administrador ser responsabilizado por danos ambientais, práticas trabalhistas indevidas, entre outras situações. Por isso, geralmente as grandes companhias contratam o Seguro D&O para garantir a tranquilidade de seus executivos e garantir que possam exercer suas funções sem colocar em risco o seu patrimônio pessoal.